Ano: 2018
Área Total: 18.340 m²
Localização: Jardim Botânico, Brasília

Arquitetura orgânica onde tudo interage

Esse projeto original desde a sua formulação, é daqueles que pouco temos em que nos basear de experiências já aprovadas. Tudo teve de ser criado. Desde as primeiras conversas com o grupo proprietário, ficou claro que estávamos fazendo algo novo em matéria de ensino.

Situados no bairro do Jardim Botânico em Brasília num terreno de 11.000,00 m², estes edifícios devem proporcionar a convivência de um número muito grande de atividades.

Escolas do maternal ao ensino médio, cinema, teatro, centro de interatividade científica, consultórios médicos especializados, cursos complementares, academias e centro de alimentação se inter-relacionarão nesse espaço único.

A arquitetura orgânica funciona como um facilitador de perguntas e surpresas, fundamentais para promover a curiosidade. Nada é reto. Nada está previamente claro e decidido. É o aluno que fará as ligações necessárias. Tudo interage.

Todo o projeto, orientações, materiais e equipamentos buscam o que há de mais avançado em termos de sustentabilidade. Ventilação passiva, sombreamento, espaços abertos complementam o aspecto contemporâneo em que adultos e crianças, professores e alunos possam conviver num mundo mais equilibrado ecologicamente.

As formas na verdade buscam recuperar a liberdade das curvas iniciais de Brasília, perdidas em meio a centenas de imensos cubos frios de concreto armado.

Autores: Ivo Mareines e Matthieu Van Beneden

Restaurante Éllo

Um belga perdido no Ceará