Ano: 2020
Área Total: 1.571,27 m2
Localização: Município de Itarema, CE, Brasil

As velas do Guajirú vão sair para passear

A ilha do Guajirú no estado do Ceará é um dos melhores locais do mundo para a prática do Kite-Surf. Além do mar, se forma uma lagoa com 5 km de extensão perfeita para aprendizagem e treinamento. Os ventos Alísios sopram durante todo o ano garantido um espetáculo de velas flutuando. As dunas de areia encontram o oceano em meio as incontáveis palmeiras.

Foi nesse cenário idílico que projetamos, as nossas velas. São elas que vão abrigar todas as atividades sociais e privativas. Ao vento, no cume de um monte, os usuários terão uma vista de 360º para o mar, a praia, a lagoa e a belíssima vegetação. Esse cenário é mutante, pois a cada maré são criados novos espaços, ilhas e paisagens. A casa respeita essas mudanças. A brisa passa através de todos os ambientes. A proteção para o vento fica por conta da orientação e geometria e não das paredes que dividem o mundo.

Os materiais utilizados foram os mais sustentáveis, como a madeira laminada colada de pinus, os forros de bambu trançado, o solo-cimento e materiais reaproveitados como a cruzeta dos postes.

O artesanato e o saber fazer local estará presente em todas esquadrias, luminárias, acabamentos e mobiliário da casa.

“As velas do Mucuripe
Vão sair para pescar
Vou mandar as minhas mágoas
Pras águas fundas do mar”
Fagner e Belchior

Casa Punta Cana

Um mergulho no Caribe