Ano: 2015
Área Total: 4.645m²
Localização: Angra dos Reis

Uma arquitetura helicoidal

O resort Ilha do Capítulo se destina a ser suporte de lazer e apoio em terra para proprietários de barcos na região de Angra dos Reis.

Buscamos nesse projeto um mínimo de interferência na flora existente; para isso, preferimos pulverizar pequenas construções por toda ilha.

Um píer em arco com capacidade para vinte embarcações de até 80 pés conduz ao pavilhão de recepção. Esse píer tem infraestrutura necessária para se fazer a coleta e o tratamento de resíduos e higienização das embarcações.

A partir da recepção, uma série de vias caminhos permeiam a ilha de flora exuberante conduzindo as pessoas a um Clubhouse com restaurante, bar e piscina, um Spa completo, Cave e 10 bangalôs para pernoitar.

Buscamos nesse projeto um mínimo de interferência na flora existente. Para isso, preferimos pulverizar pequenas construções por toda ilha, evitando uma única grande edificação.

Utilizamos em quase todas as estruturas madeira laminada colada, material que se adapta às formas orgânicas inspiradas em motivos marinhos, além de ser altamente resistente à maresia.

Autores: Ivo Mareines, Rafael Patalano

Casa Pássaro

Um voo na floresta