Ano: 2021
Área Total: 1.200m²
Localização: São Paulo

Inspiração Conceitual

A ilusão – Maya. É um conceito que trazido para contemporaneidade, indica um caminho ético perante o planeta e seus habitantes, sejam eles animais, vegetais ou minerais.

Localizada em São Paulo, a casa possui um aspecto interessante: a sua implantação. A residência fica em um belo terreno em declive, posicionada de costas para a rua e de frente para um bosque.

Entendemos que poderíamos aproveitar essa situação para gerar diferentes perspectivas dependendo do ponto de observação, por isso criamos uma cobertura de aspecto escultórico, repleta de vegetação, emulando a topografia local.

Desta forma, quem está na rua por pouco não consegue perceber a residência, que a se camufla na paisagem graças à sua cobertura. Por sua vez, quem está no bosque, vendo de baixo, tem a percepção de que a casa está flutuando.

Este foi o grande desafio do projeto. Aplicamos técnicas de ponta para criar uma estrutura cheia de curvas que transforma a casa em algo diferenciado. Para sustentar a cobertura vegetal e dar vida a este elemento, utilizamos estrutura mista metálica e madeira laminada colada.

“Queríamos trazer a sensação de que o solo foi recortado e transformado em cobertura, assim integrando visualmente a residência com seu entorno.”
Ivo Mareines

Sob a cobertura ondulada fica o volume principal da residência, com as áreas sociais. O primeiro piso possui ambientes integrados e amplos, que tornam o caminhar muito mais fluido. Cozinha, salão de jogos, espaço gourmet, sala de jantar, sala de estar e varanda se interligam de maneira suave.

Já no segundo andar há uma sala de TV e um atelier que também pode ser usado como espaço para yoga e meditação. Este segundo ambiente é coberto, mas aberto, aumentando a conexão com a natureza.

As suítes da residência estão dispostas nos outros dois volumes, que também possuem um telhado-jardim, contribuindo para a integração visual que desejávamos.

Para os quartos desenvolvemos varandas e jardins íntimos para que as pessoas possam aproveitar a natureza e ainda assim conservar a privacidade.

Nos corredores de acesso a esses cômodos planejamos pérgolas de cobre patinado. É um elemento que permite boa circulação do ar, visão para a paisagem, mas também colabora para esta manutenção de privacidade.

Vale destacar ainda o uso de materiais que são sustentáveis e agregam charme à residência, como taipa de pilão (eficiente isolante térmico que usamos para as paredes), madeira, e piso de solo cimento.

A casa conta também com uma agradável área externa com gramado, deck de madeira e piscina de filtragem natural. É um espaço para relaxar, se refrescar e admirar o bosque.

Outro ponto de destaque no projeto é a preocupação com a sustentabilidade. Além dos materiais naturais, planejamos uma residência com conforto ambiental, mínimo de meios mecânicos para refrigeração, beirais prolongados para proteção do sol e painéis de energia solar.

A junção de todos esses elementos arquitetônicos, tecnológicos e decorativos cria uma construção integrada com seu entorno e harmônica, onde os volumes retangulares dialogam perfeitamente com a forma orgânica da cobertura principal.

Restaurante KOA

Plantando uma árvore em Jeddah