Ano: 2021
Área Total: 9.000m²
Localização: Capitólio, Minas Gerais

Em 2021 recebemos a proposta de criar uma marina para a Fazenda Içara, um condomínio no Lago de Furnas, em Capitólio, Minas Gerais. Durante a fase de estudos para o projeto, notamos que a maior parte das instalações deste tipo possuem grandes formas retangulares, fechadas e cinzas, poluindo visualmente as paisagens. Resolvemos fugir deste padrão e encontrar soluções para obter mínima interferência visual.

Elaboramos então um projeto que acompanha a topografia local, com espaços abertos, ancoradouro, dois grandes galpões para embarcações, área de manutenção, lojas de artigos náuticos e uma área social central.

Para proteger toda a edificação, pensamos uma cobertura de formato aerodinâmico, composta por uma estrutura metálica, telhas trapezoidais sanduíche de alumínio e detalhes em madeira. É um elemento de aspecto inovador com linhas que dialogam com a paisagem.

Ainda implementamos uma abertura circular na cobertura, tornando os ambientes mais arejados.

Posicionamos os galpões nas extremidades do volume, com rampas de acesso até a água e fechamento com painéis de policarbonato. São espaços amplos que podem abrigar embarcações de até 37 pés.

No centro da construção fica a parte social, projetada para ser multiuso. Queríamos que a Marina – Fazenda Içara fosse um ponto de socialização, com conforto e opções de lazer.

Dividimos tudo em dois andares. O pavimento superior conta com recepção, um salão de estar, bar, bancada para coworking e um palco para apresentações, pois o espaço tem capacidade para receber shows com público de até 1000 pessoas.

O pavimento inferior também conta com bar, mas possui restaurante, vestiários, escritórios e um lindo jardim que fica abaixo da abertura circular da cobertura e torna o ambiente mais natural.

Esta área está equipada com cadeiras e quem optar por sentar ali terá a sensação de estar em um pequeno e charmoso bosque. As mesas do restaurante estão sob a cobertura, próximas da bela vegetação e posicionadas em pequenas ilhas de madeira ou pedra que parecem flutuar sobre o solo.

A decoração também vale ser destacada. Apostamos em tons naturais, referências náuticas e rústicas, que combinadas ao paisagismo criam ambientes descontraídos, aconchegantes, ideais para encontrar amigos, passear com a família e se divertir.

Foi um projeto desafiador. Não apenas por sua magnitude, mas pela missão de criar algo funcional, mas visualmente distinto de tudo o que se costuma fazer neste tipo de instalação.

Restaurante Éllo

Um belga perdido no Ceará