Ano: 2013
Área Total: 6.420 m²
Localização: Rio de Janeiro

Na Pontifícia Universidade Católica no Rio de Janeiro

Quando fomos consultados pelo IAG –Puc para um programa de construção de nova sede da Escola de Negócios pensamos em duas vertentes a serem respeitadas além do programa pedagógico administrativo: o belo terreno em que o edifício está inserido e a própria história da Universidade.

Nada nos pareceu mais representativo na história da PUC e marca da sua personalidade do que seus Pilotis.

Nada nos pareceu mais representativo na história da PUC e marca da sua personalidade do que seus Pilotis. Aí ocorrem os encontros entre alunos e professores das mais diversas carreiras, aí acontecem as feiras científicas assim como importantes reuniões da política estudantil. Quanto ao local, também se respira história entre frondosas árvores da Mata Atlântica.

Decidimos então implantar o edifício em forma de “U” criando tanto no térreo como na cobertura, grandes espaços para convivência de modo que a natureza penetre e faça parte de um edifício que abriga cursos estigmatizados como zona árida de poesia e emoção.

Todas as salas de aula, escritórios, núcleos de coordenação, auditório, cantina e circulações horizontais e verticais estão em total contato com a natureza local. Uma estrutura metálica, pré-fabricada em aço corten, de 5 pavimentos mais o térreo sustentará o edifício, de modo a facilitar a montagem evitando sujeira e ruído de obra onde as aulas continuam em outros prédios.

Autores: Ivo Mareines e Rafael Patalano

Casa Ubatuba

Da serra para o mar