Ano: 2015
Área Total: 300/500m²
Localização: Trancoso

Casas Tranconso

As casas de Trancoso foram projetadas em terrenos com a belíssima vista da costa baiana. Os projetos se destinam a um empreendimento hoteleiro com terreno reservado para a construção de 19 Villas. A ideia foi criar duas casas com metragem diferente (300 e 500 m2) de modo que o futuro proprietário possa não apenas escolher entre as duas, mas adaptá-las às suas necessidades.

O terreno será preservado em 80% de sua área, mantendo a topografia e vegetação originais. Um terraço coberto parcialmente, permite não só a vista da paisagem como a liberação da área preservada de terreno. Todo o lazer foi colocado nesse terraço e varanda suspenso.

A técnica local de construção com madeiras roliças e coberturas de taubilhas foi explorada ao máximo compondo não só os telhados como as paredes externas das residências, lembrando as falésias avermelhadas de Trancoso. Um desenho orgânico e materiais naturais aumentam a noção de pertencimento ao local. A água da piscina funciona como abrandamento das temperaturas e organizadora das circulações

Autores: Ivo Mareines e Rafael Patalano

Núcleo de Tratamento e Recuperação de Ecossistemas

Acompanhando o Sol