Ano:
2018
Área Total:
750m²
Localização:
Lisboa
Rumo ao velho mundo
Uma família brasileira nos pediu que projetássemos sua casa em Portugal. Uma casa que simbolizasse um voo para uma nova vida em um novo país.
A cortiça proveniente dos galhos mais finos do Sobreiro não se presta para a fabricação de rolhas, sendo então utilizadas para fabricação de placas de revestimento isolante.
O terreno em declive com vista deslumbrante para as montanhas e o castelo de Sintra foi o local escolhido para o pouso. Uma paisagem diferente da brasileira tropical, mas igualmente bela em meio a grandes pedras, sobreiros e oliveiras.
Procurando a velocidade construtiva necessária, optamos por trabalhar com CLT (Cross Laminated Timber). Essa técnica nos permite a utilização de poucos pilares e vigas, e uma pré fabricação digitalizada. Toda a casa, com exceção da cave, será produzida em fábrica para posterior montagem no terreno. Obedecendo os conceitos mais rígidos de conservação de energia, a casa contará com revestimento de 10 cm. de cortiça em todas a paredes externas, e cobertura. A cortiça proveniente dos galhos mais finos do Sobreiro não se presta para a fabricação de rolhas, sendo então utilizadas para fabricação de placas de revestimento isolante.
Material abundante em Portugal, será extremamente útil para as estratégias de sustentabilidade da edificação. Esquadrias com vidros duplos, e enfim, todos os materiais construtivos foram pensados em termos de conforto ambiental nas quatro estações do ano. A casa escalonada compõe com a paisagem montanhosa, levando do Brasil o conceito de grandes vistas, e amplos terraços, permitindo o contato com a natureza circundante durante todo o ano.