Estúdio

Nós somos entusiasmados por Arquitetura

A Mareines Arquitetura é um estúdio de Arquitetura e Urbanismo que busca uma resposta inovadora a cada trabalho. Nossos projetos são sempre encarados como um desafio, fugindo de fórmulas pré-estabelecidas e da repetição de nossas próprias soluções.

Novas respostas para novas perguntas.

Estamos sintonizados com a tecnologia e a poética de nosso tempo. O trabalho de nosso estúdio tem sido publicado por veículos de informação em todo o mundo devido a qualidade estética e a preocupação a cada projeto com uma sociedade mais equilibrada e sustentável.

Equipe & Sócios

Uma equipe dinâmica

Nós podemos liderar o estúdio de maneira dinâmica, não seríamos nada sem a paixão e os esforços da nossa equipe altamente dedicada.

Ivo Mareines

ARQUITETO SÓCIO

Graduou-se em arquitetura e urbanismo em São Paulo no início dos anos 80 e 1995 fez Mestrado em filosofia no Rio de Janeiro.

Nos anos 80 e 90 desenvolveu projetos independentes especialmente na área cultural. Expõe também como artista Plástico no MIS São Paulo, MAM Rio de Janeiro e na Bienal internacional de São Paulo.

De 2001 a 2016, sócio fundador do Escritório Mareines+Patalano Arquitetura no Rio de Janeiro, Brasil.

Matthieu Van Beneden

ARQUITETO SÓCIO

Formado em Arquitetura e Design em Bruxelas, Bélgica em 2011, fez intercâmbio em 2009 como estagiário na Mareines+Patalano Arquitetura.

No final de 2011 retorna ao Brasil e inicia seu trabalho como arquiteto. Participou em projetos importantes como a Residência na República Dominicana, Museu do Mar em Santa Cruz de Cabrália e Resorts na Amazonia e no Nordeste do país.

Em 2017 associa-se a Mareines Arquitetura, como elemento importante no processo de internacionalização do escritório. Matthieu mistura perfeitamente, como Belga e Carioca honorário, o espírito da tradição Europeia com a luminosidade e liberdade do Rio de Janeiro.

Premiações

2009 – O Melhor da Arquitetura 2009 – Escritório GLEM (categoria escritórios).
2010 – A revista Wallpaper na edição de junho de 2010 cita a MAREINES+PATALANO como um dos dez mais importantes novos escritórios de arquitetura do Brasil.
2010 – A revista AU na edição comemorativa de seus 25 anos escolhe a MAREINES+PATALANO como um dos 25 escritórios brasileiros que farão história.
2013 – O Melhor da Arquitetura 2013 – Rexan Beverange Can (categoria escritórios).
2015 – DesignBoom elege o MOPI como um dos dez projetos educacionais mais importantes do ano em todo o mundo.
2015 – ASBEA-RJ (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Rio de Janeiro) elege o projeto de hotelaria Ilha do Capítulo como o melhor projeto hoteleiro do ano.
2016 – XIII Prêmio da Arquitetura Corporativa com o projeto de hotelaria Ilha do Capítulo.
2016 – Publicação pela Architectural Record do Projeto Mopi (Nature and Nurture) , Schools of 21st Century.