Ano: 2018
Área Total: 3483,16m²
Localização: Rio de Janeiro

Inspiração na paisagem local

A montanha escarpada caindo no mar. Não foi difícil. Só respeitar a topografia. Nada de blocos monolíticos escondendo a paisagem. Linhas sinuosas das coberturas acompanham as curvas de nível. Pequenos volumes distribuídos quase que aleatoriamente como as pedras. A vista do píer da barra e da praia do Pepê presentes em todas as aberturas. A vegetação natural é recomposta nos terraços debruçados sobre o oceano.

"E pur si muove" Galileo Galilei

Fechamentos verticais

No projeto como um todo foram utilizados poucos materiais de revestimento. A pedra local, o cobre e a madeira, dominam visualmente o projeto. A paisagem é maravilhosa, mas não impede de utilizarmos brises metálicos móveis, para que o morador ganhe em alguns momentos de privacidade assim como uma proteção extra para o sol. A sombra e ventilação ajudam na climatização passiva das habitações. Uma função extra dos brises irregulares é a de propiciar a cada novo momento uma nova visualização do conjunto. Como a vida, nada é fixo. Tudo se move dando a cada momento uma sensação espacial diversa da anterior.

Coberturas

As coberturas se sucedem ora como pisos para terraços ora como complementos naturais à paisagem montanhosa. Os grandes vãos são vencidos por grandes vigas de Madeira Laminada Colada (MCL). O formato ondulante e irregular permite uma perfeita harmonia entre a paisagem pré-existente e a paisagem criada. Elementos naturais de telhas (taubilha e cobre) e forro (Bambu) completam essas coberturas orgânicas.

Pisos

Os pisos do Condomínio seguem a mesma tendência natural do restante do projeto: Jardins Suspensos, Decks de madeira e cimento queimado permeiam todos os espaços. A tônica é criar uma certa confusão entre a natureza, através dos jardins, decks e da bela paisagem do mar e os pisos frios internos. Não se sabe ao certo aonde começa a sala e aonde acaba o jardim. Uma mistura de privacidade e abertura.

Casa Ilha do Guajiru

As velas do Guajirú vão sair para passear